Bonito, Mato Grosso do Sul - 26 de Novembro de 2024
Meio Ambiente

Veja os animais que 'bombaram' na internet no fundo das águas cristalinas de Bonito e Jardim

Flagrantes foram feitos no Recanto Ecológico Rio da Prata e no rio Formoso, regiões da Serra da Bodoquena, onde ficam as cidades de Jardim e Bonito.

Com informações de G1
Em 11 de Dezembro de 2020 às 16h19
Antas em nado sincronizado no Rio da Prata, em Jardim. (Fernando Maydana)

Eles têm chamado a atenção por onde andam, ou melhor, por onde nadam. Antas, lontras, sucuris, capivaras e até jacarés que geralmente são flagrados em terra firme, nas águas do Recanto Ecológico Rio da Prata, em Jardim, eles se exibiram e viralizaram na internet ao nadarem nas águas cristalinas.

Os flagrantes feitos pelo colaborador do atrativo turístico Fernando Maydana, e também por um guarda-vidas no período em que turistas foram impedidos de entrar no local devido às restrições impostas por conta da pandemia da Covid-19, ganharam destaques nas principais páginas de natureza do Estado.

De mergulhos rasantes à flutuação, os animais aproveitaram o cenário que até então era tomado por peixes. Alguns deles chegaram a nadar acompanhados dos filhotes, mas a maioria procurou aproveitar o lugar sozinho.

O primeiro flagrante são de duas antas, mãe e filhote. Elas foram vistas mergulhando tranquilamente no fundo do rio da Prata. A imagem viralizou na última semana após ser publicada na página Pantanal Pesca.

O segundo flagrante é um jacaré-anão de 1,5 m. O réptil que é sempre visto na nascente do rio Olho D'água que fica dentro do Recanto Ecológico Rio da Prata, segundo Maydana, não oferece risco para os que praticam flutuação neste trecho do rio. Pela imagem, é possível ver o jacaré no fundo da água com a cabeça próximo da vegetação. Ao notar que é observado, ele sai do local e nada por cerca de 3 metros nas águas cristalinas para voltar e ficar próximo da margem do leito.

Outro flagrante é o de uma sucuri, de aproximadamente 5 metros de comprimento. Tomando sol em uma escada de madeira às margens do rio Formoso, no balneário municipal de Bonito, ela decide entrar nas águas cristalinas e na sequência, mergulha e desaparece no rio.

Segundo o gerente do balneário, Ronaldo Queiroz, o flagrante foi feito por um guarda-vidas que estava acompanhado de mais dois funcionários: "Era por volta das 08h30 da manhã quando a sucuri foi avistada. Ela estava bem tranquila. Acreditamos que por conta de um outro balneário abrir para receber novamente turistas, ela subiu para cá por estar mais tranquilo", explicou ao G1.

(Divulgação)

O último registro é de uma ariranha, e segundo Fernando, dificilmente ela aparece na região. Geralmente essa espécie é vista no rio da Prata, que fica nas proximidades. "Nesse dia ela [ariranha] estava em busca de peixe. O animal estava tão a vontade que nem se intimidou com algumas pessoas que estavam no local", explicou ao G1.

Para fazer o flagrante, ele esperou por um tempo até a ariranha subir na região da nascente do rio. Ao apoiar-se em um tronco, conseguiu flagrar o momento em que o animal fez um mergulho rasante.

Aparições de animais 

De acordo com o tenente-coronel, Ednilson Queiroz, da Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul, os animais se afastam quando há presença de pessoas, mas afirma que cada espécie frequentam locais em busca de alimentos. "Se os turistas estão em uma área, eles procuram se alimentar em outros pontos mais tranquilo. Nas águas cristalinas eles são visto, mas águas turvas não é nenhum empecilho para impedi-los de caçar, desde que se sintam a vontade" explicou.

De acordo com o zoólogo Fernando Carvalho, os animais "aprenderam" que o ser humano é uma ameaça a eles, por isso a presença deles os inibem. Na ausência de pessoas, eles voltam a explorar os espaços que são potenciais área de ocorrência de cada um.

Ainda de acordo com Carvalho, os animais nem sempre vão ao local em busca de alimentos. Ele explica que cada espécie tem uma potencial área de vida e que estas a exploram também para reprodução (encontrar parceiros) e buscar abrigo: "É uma série de outros fatores que fazem parte da história de vida de cada um", finaliza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.