O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) alerta que as mensagens enviadas por terceiros que se identificam como leiloeiros credenciados por aplicativos de mensagens (Whatsapp) e pedem para que os clientes depositem um valor de entrada para a reserva de veículos disponíveis em leilões não são verdadeiras. Golpistas estão usando números de telefone de Mato Grosso do Sul e a marca do Detran para se passarem por leiloeiros.
A chefe do setor responsável pelos certames, Sandra Regina, esclarece que o leilão de veículos acontece somente via internet e os lances só podem ser feitos por meio de um site de leiloeiros cadastrados e devidamente identificados. "O Detran não envia fotos, links ou qualquer outro documento via aplicativo ou redes sociais", conclui.
Os leiloeiros oficiais do Detran não utilizam as redes sociais para negociação de veículos e que após o arremate é encaminhado um e-mail particular para o arrematante com o número da conta bancária.
O Detran alerta para a importância de clientes terem cuidado com suas informações pessoais, além de pedir que não compartilhem estas postagens e denunciem pelos canais de comunicação.