Uma idosa de 70 anos, moradora de Bonito, relatou um caso de estelionato pela internet, no qual acabou perdendo R$ 273 mil, entre transferências e empréstimos feitos em sua conta.
Conforme registro policial, ela recebeu uma mensagem de celular, via SMS, por volta das 12h00 da última quinta-feira (19), informando que iriam expirar os pontos de seu cartão e que deveria acessar um link contido na mensagem e passar informações de sua conta para não perder o benefício. Porém, assim que ela realizou o procedimento, foi realizado um empréstimo no valor de R$ 60 mil e uma tentativa de transferência no valor de R$ 49,9 mil em sua conta bancária, que foi barrada pelo banco.
Diante da situação, ela procurou a agência do seu banco no município, já que sua conta corrente está cadastrada em uma loja do Rio Grande do Sul e realizou a troca de senhas.
Na manhã de sexta (20), no entanto, recebeu uma nova ligação, que acreditou ser do banco já que, segundo ela, o número era o mesmo do suporte, orientando que retornasse e refizesse a operação, porque não havia dado certo a primeira troca de senhas, porém passou novamente as informações por telefone.
Ainda sem entender que se tratava de um novo golpe, foi ao banco e, na unidade, recebeu uma ligação do seu gerente informando que havia sido realizado um novo empréstimo, dessa vez no valor de R$ 163 mil, e em seguida uma transferência no valor de R$ 50 mil, realizada através de TED para uma conta jurídica em agência localizada em Praia Grande, São Paulo.
Orientada pelo gerente, procurou a Delegacia de Polícia Civil de Bonito e registrou o caso, para conseguir pedir ressarcimento dos valores que teve prejuízo.