A Polícia Militar Ambiental de Bonito realizou fiscalização no último domingo (21) em uma propriedade rural, prendendo um homem de 33 anos por porte ilegal de arma e também o autuaram administrativamente por posse ilegal de motosserra.
Quando os policiais chegaram na proximidade da sede da fazenda se depararam com o infrator, de nacionalidade paraguaia, que trabalhava como caseiro da fazenda, portando uma espingarda calibre .22, com 16 munições sem documentação. Com ele, também havia uma motosserra sem documentação ambiental (LPU – Licença de Porte e Uso). A arma, munições e a motosserra foram apreendidas.
Na fazenda estava somente o homem e seu filho de seis anos. O paraguaio recebeu voz de prisão pelo porte ilegal da arma e munições e foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Bonito, onde foi autuado em flagrante. A pena para este crime é de dois a quatro anos de reclusão. O Conselho Tutelar de Bonito foi acionado para as providências de atendimento à criança.
Pela motosserra ilegal, o homem foi autuado administrativamente e multado em R$ 1.000,00. O uso de motosserra ilegal é crime ambiental, porém, só o transporte, ou a posse, não é crime. Por isso, o responsável responderá somente na esfera administrativa.