A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Miranda apreendeu um caminhão carregado de madeira ilegal, retirada em uma reserva indígena. O fato ocorreu durante fiscalização nesta quarta-feira (13), no município, na estrada de acesso ao assentamento Sumatra, quando os policiais abordaram um caminhão VW 13.180, que transportava madeira ilegal, onde estavam o condutor e um passageiro.
Em seguida, um veículo Toyota Hillux foi abordado, onde estavam o condutor que, nervoso, afirmou que era o “batedor” da carga. No caminhão, havia 300 estacas para cerca de madeira da espécie aroeira retirada ilegalmente da reserva indígena Kadiwéu, que o condutor do veículo afirmava ter comprado de um indígena. Os dois veículos e a madeira foram apreendidos.
Tanto o caminhão, como a Hillux que estava com o “batedor”, de 26 anos, pertenciam ao condutor do caminhão, de 46 anos, residente em Campo Grande. Os dois indivíduos e o passageiro do caminhão (47), participante do crime, residente em Miranda, receberam voz de prisão e foram encaminhados, juntamente com o material apreendido, à delegacia de Polícia Civil da cidade onde responderão por crime ambiental, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção.
Os infratores também foram autuados administrativamente e multados em R$ 2.376,00 cada um, totalizando R$ 7.128,00.