Foi realizada a troca de Comando das Subunidades da Polícia Militar Ambiental de Bonito e Bela Vista na última quarta-feira (20), com participação do comandante geral da Polícia Militar, o coronel QOPM Marcos Paulo Gimenez, e o comandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, o tenente coronel José Carlos Rodrigues, além de diversas autoridades locais e da Capital. A solenidade de passagem dos comandos das duas subunidades aconteceu na Câmara Municipal de Bonito.
Da 4ª Companhia da Policia Militar Ambiental de Bonito, o capitão Basílio Cesar da Silva assumiu o comando. Ele tem graduação e pós-graduação em Direito e vários cursos na área de segurança Pública, que comandou diversas subunidades da Polícia Militar. O major Evandro Pereira Freire Ferraz deixou o comando, cargo que estava desde outubro de 2020, promovido em novembro de 2021 ao posto de major.
A subunidade da Polícia Militar Ambiental de Bonito é responsável pela fiscalização de um dos locais turísticos mais importantes do Brasil e procurado por turistas do mundo inteiro. A base da economia municipal é o turismo cênico e de utilização de recursos hídricos para lazer, como mergulho, rafting, balneários, em razão das águas cristalinas. A fiscalização deve ser intensiva, pois nos rios principais a pesca é proibida.
As matas ciliares dos rios principais foram aumentadas com base na Lei Municipal de 30 metros em cada margem para 150 metros, com recuperação envolvendo os proprietários rurais, Ministério Público e a Polícia Militar Ambiental. A fiscalização precisa ser intensiva para a verificação do cumprimento dos Termos de Ajustamentos de Condutas (TAC), que foram feitos entre o Ministério Público e os proprietários para a recuperação das matas ciliares, bem como para evitar novas degradações.
Grande parte da área e do entorno do Parque Nacional da Serra da Bodoquena é fiscalizada pela PMA de Bonito.