A Escola do Sesi de Corumbá está com 239 vagas distribuídas desde o Ensino Fundamental ao Ensino Médio, sendo que a novidade para o ano letivo de 2020 é que será oferecido o Novo Ensino Médio com Formação Técnica.
Com foco em robótica e arduíno (plataforma de prototipagem eletrônica de hardware), inglês inovador, empreendedorismo e pensamento computacional, a Escola do Sesi de Corumbá tem mensalidades e material didático acessíveis à expertise de ensino pioneiro no Estado.
Além disso, a escola atua com equilíbrio entre as exigências que envolvem a preparação para o ENEM e vestibulares com o diferencial de uma educação tecnológica condizente, tanto com os hábitos do jovem de hoje, que não deixam a Internet e os games de lado, quanto com o perfil profissional tão desejado pelas grandes empresas.
A gerente de educação do Sesi, Simone Cruz, ressalta que a instituição mantém o investimento em tecnologias. “A formação do jovem deve permear o entendimento dos meios de produção existentes na sociedade, para melhor elaborar seu projeto de vida. Todo o arcabouço de conteúdo é garantido por meio da tecnologia que favorece o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao mundo atual e futuro”, afirmou.
Ainda de acordo com Simone Cruz, a formação tecnológica é focada tanto no corpo técnico e docente, como para seus alunos. “Nosso planejamento é sermos uma escola showcase Microsoft, em que as ferramentas colaborativas e todo pacote office fará parte do trabalho pedagógico em sala de aula”, argumentou.
Ela completa que ampliar o trabalho com projetos científicos é altamente inovador na educação básica. “Nossos alunos têm recebido premiações e reconhecimentos regionais e nacionais pelos seus estudos e pesquisas. Somos uma escola propulsora do protagonismo hoje, com foco no futuro, e sabemos que para cada emprego que se fecha no universo profissional cinco novos estão surgindo. Precisamos acompanhar esta revolução”, disse.
Confira algumas das plataformas tecnológicas e diferenciais oferecidos na Escola do Sesi da Corumbá:
Microsoft - A empresa norte-americana que atua no desenvolvimento de diversas tecnologias e, desde o ano passado, tem atuado em parceria com a Rede de Escolas do Sesi de Mato Grosso do Sul para inovar as metodologias educacionais. Os aplicativos do pacote Office 365 e Minecraft: Education Edition serão utilizados, no ano que vem, em sala de aula como uma grande aliada no aprendizado. O Minecraft proporciona a realização de aulas inovadoras e o jogo coloca o aluno como protagonista de seu próprio aprendizado, com liberdade de exploração e criação. Hoje dominar esta ferramenta é a garantia da colocação no universo profissional.
Robótica e Programação - O ensino de robótica nas escolas do Sesi leva os alunos a desenvolver inúmeras soluções tecnológicas para tornar a vida das pessoas mais fácil. O Sesi também oferece a RoboGarden, uma plataforma usada em vários países para ensinar programação a crianças e jovens de 7 a 17 anos de idade.
Empreendedorismo - Nas escolas do Sesi, a disciplina de Empreendedorismo é desenvolvida em parceria com o Sebrae, que é referência no assunto, e trabalha com conceitos do protagonismo dos alunos, atitudes criativas, assertividade e busca da inovação. A proposta faz parte do currículo a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até a 1ª série do Ensino Médio, com aulas semanais.
Plataformas online - As escolas do Sesi disponibilizam inúmeras plataformas online para despertar o interesse do aluno em Matemática, Português e outras disciplinas, além de tornar o ensino dinâmico e inovador. O Mangahigh, por exemplo, é um site utilizado no mundo todo e baseia o ensino de Matemática em games, ou seja, o aluno aprende jogando e se desfaiando. Como estímulo ao hábito de leitura e para ampliar a proficiência da Língua Portuguesa, as escolas do Sesi integram a metodologia de ensino o Guten News, plataforma que funciona como um jornal digital que “traduz” as notícias para a linguagem infanto-juvenil. Já a Imaginie simula um corretor da redação do ENEM, para que o aluno possa treinar a elaboração de textos dentro dos parâmetros exigidos no ENEM que é porta de entrada para as principais universidades do país.
Iniciação científica - A partir do 8º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio os alunos são estimulados a participarem de projetos de pesquisa, que muitos só irão ter acesso na faculdade, e olhe lá. Os jovens desenvolvem projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento, sempre com a orientação de um professor, podendo contar, ainda, com auxílio de docentes da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), devido a parceria do Sesi com a instituição de ensino. Os trabalhos elaborados pelos alunos são submetidos a feiras científicas de abrangência nacional, aproximando-os da comunidade acadêmica e científica.
Torneios de robótica - Além das feiras de tecnologia, os alunos também são incentivados a participar de diversas competições nacionais e internacionais, como os torneios de robótica da FLL (First Lego League), liga estadunidense que organiza a maior disputa mundial entre robôs; OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica), Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), entre outras. As escolas do Sesi também promovem todos os anos o Torneio Interclasses de Robótica, uma forma de estreitar os laços entre os alunos e despertar o interesse para as competições externas.
Ambientes Inspiradores e Tecnológicos - As escolas do Sesi contam com salas interativas, espaços inovadores que rompem com o padrão da sala de aula tradicional, e despertam e estimulam o protagonismo e interesse do aluno pelo aprender.
Mais informações pelo site A Escola do Futuro ou pelo telefone 0800 723 7374.