Na última semana, Roberto Pellin, paracanoísta natural de Bonito, foi um dos medalhistas do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, realizado no Lago Paranoá, em Brasília.
O atleta conquistou o primeiro lugar do pódio na Paracanoagem VL1 e ficou em quinto na categoria KL1. As provas foram realizadas entre a Ponte das Garças e o Clube Nipo, no Setor de Clubes Esportivos Sul.
O evento é preparatório para as Olimpíadas de Tóquio em 2020 e mais de 400 atletas brasileiros, entre eles, o medalhista Isaquias Queiroz, participaram.
A última vez que a capital brasileira recebeu um campeonato foi em 1989. Segundo a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), participaram 40 associações e clubes de canoagem de várias partes do Brasil, que disputarão 300 provas nas categorias Infantil, Menor, Cadete, Junior, Sênior, Master, além da Paracanoagem.
A disputa foi acirrada até o final, com a Bahia liderando o topo do ranking e a Associação de Canoagem de Itacaré garantiu o maior número de pontos, seguida da Associação Cacaueira de Canoagem de Ubaitaba com 703. O terceiro lugar veio com o Clube de Regatas de Cascavel (CRC) com 465 pontos conquistados. O Clube de Canoagem de Aquidauana, em Mato Grosso do Sul, fechou em sétimo na colocação geral.
O atleta de Bonito contou com o apoio da iniciativa privada do município, a Fundação do Esporte de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), no transporte até Brasília, e a Secretaria Municipal de Esportes de Bonito. A Associação Pestalozzi do município também auxiliou o atleta, tanto na adaptação e dando suporte nas competições, sendo acompanhado pelo professor da escola, Afonso Brandão.