A cidade de Bonito, capital do Ecoturismo brasileiro, receberá atletas de todo o país para uma nova disputa, envolta por águas cristalinas, cachoeiras, grutas, trilhas e mountain bike.
Entre os dias 07 e 10 de setembro, a cidade será o centro das atenções durante a realização da Santander Brasil Ride Bonito. A competição esportiva que deve reunir centenas de ciclistas de todos os Estados do Brasil, foi lançada oficialmente no dia 28 de junho, na Governadoria, com a participação do governador Reinaldo Azambuja.
“Trazer um evento dessa magnitude para Mato Grosso do Sul é um ganho, uma conquista. A Brasil Ride é uma das maiores competições de ciclismo do mundo, que vai levar as belezas de Bonito e do Estado para todo o País e também para fora. A gente fica muito feliz de incentivar e apoiar esse evento através da Fundesporte [Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul]”, afirmou Reinaldo.
A Santander Brasil Ride Bonito vem com novidade em nível nacional, sendo conhecida como a primeira prova por etapas de Gravel Bike do Brasil, a modalidade que hoje mais cresce no mundo e tem conquistado ciclistas iniciantes e veteranos com bicicletas que enfrentam qualquer tipo de terreno.
“A gente quer fazer em Mato Grosso do Sul o maior evento das Américas de Gravel. Esse evento vai acontecer três dias esse ano e no futuro uma competição com sete dias no formato de ultramaratona. Será a maior prova das Américas, com certeza”, completou Mario Roma, o fundador da Brasil Ride. “Agradeço ao governador Reinaldo Azambuja e ao diretor-presidente Silvio Lobo, por acreditarem e investirem neste projeto. Não faltou cuidado e apoio ao esporte para a organização deste evento”, destacou.
O ato de lançamento da prova esportiva reuniu políticos, ciclistas e moradores de Bonito. O prefeito da cidade turística, Josmail Rodrigues, disse que acredita no sucesso da prova e da entrada de Bonito no circuito do esporte. “A expectativa da nossa cidade é que esse vai ser o melhor destino de bike em um dos maiores eventos da categoria no Brasil. Bonito está preparado. Temos capacidade muito grande, são 6,5 mil aposentos e casas de temporada para receber todo mundo”. falou.
Para o diretor-presidente da Fundesporte, Silvio Lobo, a realização da prova reforça Mato Grosso do Sul como rota dos grandes eventos nacionais. “Já são mais de 20 grandes eventos que trouxemos para o Estado em várias modalidades como natação, atletismo voleibol, taekwondo e judô, entre outras. Agora, a Brasil Ride representa avanço da modalidade mountain bike em Mato Grosso do Sul”, declarou.
Também participaram da cerimônia de lançamento da competição o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa, acompanhado do deputado Herculano Borges; o secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Rocha; e o secretário-adjunto de Estado de Educação, Edio de Castro.
Santander Brasil Ride Bonito 2022
Envolta por águas cristalinas, cachoeiras, grutas, trilhas e muito pedal, a disputa da Santander Brasil Ride Bonito 2022 será feita em três dias de prova em uma verdadeira imersão de quase 170 km na natureza da região. Na primeira etapa, no dia 08 de setembro, o percurso será de 27 km. No dia 09 serão 72 km e no dia 10, a reta final de 69 km, junto com a Maratona das Araras (prova de um dia). A 1ª e 2ª etapa da prova terminarão nos dois principais complexos de ecoturismo de Bonito, com entrada gratuita para todos os inscritos e descontos para acompanhantes e familiares.
Ao todo são três competições durante o final de semana prolongado, com a opção de Mountain Bike, E-MTB ou Gravel. Ainda há a Maratona das Araras, uma competicão de um dia que oferece duas possibilidades de desafio de acordo com o atleta, sendo a Pro com 69 km e altimetria de 824m ou a Tour com 18km. Para quem quer levar a criançada existe também o passeio na categoria Kids.
As inscrições para a Santander Brasil Ride Bonito e Maratona das Araras estão abertas e podem ser realizadas clicando aqui .
A competição conta com o patrocinio da Prefeitura Municipal de Bonito, Santander, Specialized, Shimano e Unidas, e o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).