A bola virou uma pérola a 50 dias do pontapé inicial para a 16ª edição do Mundial de Clubes da Fifa, de 11 a 21 de dezembro, no Catar. Foi lançado nesta sexta-feira (18), o emblema oficial do torneio e confirmado o início da venda de ingressos para terça (22).
Flamengo e Grêmio disputam o direito de representar a América do Sul na competição. Na próxima quarta-feira (23), os times decidem a vaga na final da Copa Libertadores, contra Boca Juniors ou River Plate, adversários na véspera. As duas partidas estão marcadas para as 21:30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo na televisão.
O emblema faz referência a uma das primeiras riquezas extraídas do Catar. A decoração da pérola é inspirada nos mashrabiyas, elementos tradicionais da arquitetura das residências do Oriente Médio que servem tanto para ajudar na regulação da temperatura dos ambientes quanto decorá-los por dentro e fora. Na sustentação da esfera, as formas lembram a areia do deserto e sinais diacríticos, do alfabeto árabe. Além disso, as cores borgonha e azul turquesa são característicos do país e lembram a baía de Doha.
A venda de ingressos começa de forma exclusiva para quem tem cartão de crédito Visa a partir de 08:00 (horário de Brasília) da próxima terça-feira (22) até 31 de outubro.