A Brasil Food Safaris , iniciativa que consiste em realizar viagens para lugares exclusivos com foco na gastronomia local, é um dos projetos semifinalistas do Projeto Trilhando a transformação: Desafio de Inovações em Turismo Sustentável.
O Desafio é uma iniciativa da Ashoka Brasil e CTG Brasil e busca apoiar projetos de turismo que promovam o desenvolvimento local, gerem transformação social, fortaleçam as comunidades como protagonistas e se estruturem a partir da colaboração de diversos atores.
O Prêmio faz parte do projeto Desafios Changemakers da Ashoka, competições desenhadas para conectar participantes inovadores e ampliar seu impacto em sua área de atuação. O objetivo é fortalecer lideranças com potencial de mudança que possam colaborar com transformações positivas em instituições e culturas ao redor do mundo.
Com DNA totalmente sul-matogrossense, a Brasil Food Safaris realiza roteiros de viagens nacionais e internacionais, que valorizam o patrimônio alimentar de culturas regionais conectando pessoas através da gastronomia.
Em 2017, recebeu o prêmio nacional de Melhor Startup de Inovação de Turismo Inteligente concedido pela Braztoa e Sebrae Nacional e em março de 2020, foi a única iniciativa brasileira a participar do Prêmio Latino-Americano de Turismo Sustentável promovido pela WTM Latin America Responsible Tourism, cuja premiação acontecerá no início de 2021.
" Mesmo neste 2020 tão sofrido, concorrer a um prêmio como este é um alento. Mostra que existe o reconhecimento daqueles agentes que buscam soluções sustentáveis para todos os envolvidos na cadeia turística. Os FoodSafaris procuram sempre inovar e devolver as comunidades que visitamos aquilo que aprendemos e o melhor exemplo disso é o contato com toda nossa rede que permanece mesmo durante a pandemia, por meio de nosso blog, clube, mailing e outras mídias sociais ", relata o chef Paulo Machado, um dos idealizadores do Food Safaris juntamente com Pollianna Thomé através da operadora de turismo Bravo Expeditions.
Semifinal
As equipes da Ashoka e CTG Brasil, além de convidados da área do turismo, analisaram cuidadosamente cada um dos 174 projetos elegíveis do desafio. Como resultado, 65 projetos foram escolhidos para participar da etapa Semifinal e no dia 25 de outubro serão anunciados os 10 finalistas. Por fim, 3 iniciativas serão escolhidas para receber o valor de R$ 100 mil para desenvolver seus projetos. Mais informações: www.network.changemakers.com .