Este ano, a oitava edição da tradicional meia maratona de atletismo “Bonito 21K” trará novas premiações para os atletas ganhadores. Além da bonificação de R$11 mil, distribuídos para os vencedores da categoria feminina e masculina, os participantes que ultrapassarem o recorde registrado pelos atletas Antônio de Souza Dias e Janine Rodrigues de Oliveira ganharão uma premiação extra de 50% sobre o prêmio do primeiro lugar. A prova será realizada entre do dia 02 a 04 de dezembro.
No entanto, quem pretende conquistar essa bonificação terá de encarar os próprios recordistas atuais, que também participarão das provas. Antônio terminou a última competição com o tempo de 1:08:10 e Janine cravou 1:26:00 nos cronômetros. Os recordes atuais são considerados a partir dos tempos registrados na competição de 2020, ano em que a prova foi homologada pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo).
Janine, de 30 anos, afirmou que vai tentar defender e superar o recorde pessoal. "A minha preparação já começou e está toda voltada para a Bonito 21K. Participo de várias provas e estou visando as de maiores distâncias para conseguir baixar o meu tempo. Tem que ter muito treinamento para bater um recorde, mas esse ano está muito bom para mim, já baixei 4 minutos do meu recorde do ano passado,então a expectativa é repetir esse tempo em Bonito”, contou.
Já Antônio Dias, conhecido como Maranhão, de 35 anos, também está treinando para a competição. “A preparação é intensa, a gente vai evoluindo cada vez mais. A meta é bater esse recorde, não importa em quanto tempo”, ressaltou.
Quem pretende competir nas provas poderá disputar nas categorias meia maratona de corrida (21km), 10km e 5km. Crianças com até 14 anos também poderão participar da prova na modalidade Kids. A competição também oferece disputas para ciclistas, que poderão concorrer nas categoria SPEED e MTB de 121km e 50km.
De acordo com o diretor técnico, André Milani, a expectativa é de que mais de duas mil pessoas participem das diversas categorias oferecidas.
“A Bonito 21K a cada ano está aumentando a premiação, para motivar os atletas de elite a participarem do evento. Isso eleva o nível técnico da prova e traz atletas de outros estados para competirem aqui, além de valorizar os nossos corredores locais. Esse bônus para quem bater o recorde do tempo nas categorias feminino e masculino é um chamativo a mais, um incentivo muito bom para que a competição fique mais acirrada”, contou.
Premiação
Os vencedores da meia maratona de corrida serão contemplados com o prêmio final de R$ 11 mil em dinheiro, que serão distribuídos para tanto para o ganhador da meia maratona (21 km) na categoria feminina quanto na masculina.
Também serão entregues troféus para os vencedores das categorias por idade. Além da premiação geral e por faixa etária, os ciclistas contam ainda com o prêmio de sprint intermediário, que coroa o rei e a rainha da montanha.
A prova está no quarto lote e as vagas são limitadas. Atletas que desejam participar da competição podem se inscrever clicando aqui .