Nesta segunda-feira (29) é comemorado o Dia de São Pedro, patrono de Bonito, a capital do ecoturismo brasileiro. Para homenagear o santo, muitos fiéis bonitenses realizaram uma carreata na cidade durante a manhã para não deixarem a data passar em branco.
Com início na Paróquia São Pedro Apóstolo, os carros percorreram as ruas de Bonito acompanhando uma imagem de São Pedro que estava dentro de um barco à motor preso em um dos veículos.
Por conta da pandemia do novo coronavírus, a Festa de São Pedro Apóstolo, realizada todos os anos para homenageá-lo, não pôde ocorrer para evitar aglomerações, seguindo normas da Organização Mundial da Saúde e Decreto Municipal, não impedindo os moradores de improvisarem na realização de uma homenagem ao patrono da cidade.
A procissão terminou com uma oração conjunta em frente à Pousada Ouro Preto, recém-inaugurada, onde uma imagem do padroeiro está fixada na torre do local. "Hoje a imagem [no barco] foi paramentada com vestes papais: tiara na cabeça, capa e a bandeira do Vaticano com as outras bandeiras fora. Foi muito bonito, muitos carros acompanharam a carreata pela cidade e pararam em frente à pousada para fazer uma oração interessante", relata Vitor Hugo, proprietário do espaço.
História do padroeiro
Segundo o paróco de Bonito, o Padre Paulo Nunes de Araújo, no início de 1928, o então Distrito de Paz de Bonito recebeu festivamente a visita do Padre salesiano João Crippa, de Campo Grande, o qual celebrou aqui a primeira Missa Campal. Nessa ocasião, o Capitão Manoel Inácio de Farias doou um terreno para a construção de uma Capela. Assim, com a ajuda da comunidade, o Sr. Salvador Castilho, carpinteiro de origem espanhola, construiu uma Capela de madeira com cobertura de zinco, a qual foi inaugurada no dia 29 de junho de 1928, dia da festa de São Pedro Apóstolo. Por isso, o Apóstolo foi designado Padroeiro da comunidade católica e do Distrito de Paz de Bonito.