Em 2022, a plataforma Fartura iniciou a retomada de eventos presenciais e prometeu fazer jus a seu nome com grandes novidades. O primeiro do ano é inédito: o “Fartura Gastronomia” aconteceu no Instituto Inhotim, em Brumadinho, do dia 29 de abril a 1º de maio. O evento teve a presença dos cinco embaixadores gastronômicos do Itamaraty, um de cada região do país: Morena Leite, Janaina Rueda, Manu Buffara, Saulo Jennings e Paulo Machado. Com mediação de Claude Troisgros, eles se reuniram para discutir a internacionalização da gastronomia brasileira e cozinhar.
“Assim como o Fartura, o Inhotim tem a inovação como forte pilar. É uma referência de vanguarda no mundo. Enquanto o Itamaraty é um parceiro importantíssimo para dar visibilidade à gastronomia brasileira fora do país. Estamos unindo grandes forças para este projeto, em torno da nossa maior missão que é disseminar a cultura gastronômica brasileira cada vez mais”, afirma Rodrigo Ferraz, diretor da plataforma.
O Fartura Gastronomia contou, ainda, com a participação de chefs de Belo Horizonte e Brumadinho em cozinhas ao vivo, almoços, jantares, além de mercearia de produtores e apresentações artísticas.
O evento foi aberto ao público, mediante acesso ao Inhotim e sujeito à lotação, de acordo com as normas vigentes do local.
A cozinha do Centro-Oeste ficou por conta de Lucas Caslu e Paulo Machado, que fizeram a inusitada combinação dos pratos Maria Isabel e Carreteiro.
“Este é um marco no projeto Fartura, em que estamos reunindo dois parceiros muito importantes que são o Inhotim e o Itamaraty. Vamos apresentar o Projeto Itamaraty em Minas Gerais e será uma oportunidade de, mais uma vez, discutir a gastronomia. Estamos sempre buscando as nossas raízes e, ao mesmo tempo, pensando no futuro. Estamos muito realizados em retomar os eventos presenciais com um evento deste porte, trazendo esta programação a Minas, que é o berço do projeto”, finaliza Rodrigo Ferraz, diretor do Fartura.
O Fartura Gastronomia é apresentado pela Gasmig e tem parceria cultural do Sesc em Minas, parceria educacional do Senac em Minas e apoio da Forno de Minas.