Na próxima terça (31) e quarta-feira (01/06) será realizado o Dia da Oportunidade em Jardim. Voltado para empresários locais, produtores rurais e para a população em geral, o evento gratuito é uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, e traz uma ampla programação para o público.
Com pelo menos 28 palestras, entre elas a palestra-show "O impossível é uma ilusão: empreendedorismo, inovação e tecnologia" com os ilusionistas Klaus Duraes e Henry Vargas, além de sessão de negócios e mostra de inovação, a iniciativa será promovida no Salão Paroquial da Igreja Santo Antônio, das 08h00 às 19h30. Segundo a prefeita de Jardim, Clediane Areco Matzenbacher, o Dia da Oportunidade vem, principalmente, para fortalecer o comércio e promover o desenvolvimento.
“Cada vez mais buscamos disponibilizar aos empresários de Jardim novas iniciativas para se atualizarem, se reinventarem. Temos que dar subsídios e incentivos à educação empreendedora como solução, e aqui o Dia da Oportunidade, do Sebrae, é um grande instrumento para elevar o conhecimento para todos em Jardim”, destacou a prefeita.
De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/MS e do Sistema Fiems, Sérgio Longen, o Dia da Oportunidade é mais uma iniciativa voltada para fortalecer o comércio e o setor produtivo. “Destaco, cada vez mais, a importância do trabalho do Sebrae, as ações promovidas pelo programa Cidade Empreendedora, foram construídas com base de informações. Realizamos no ano passado, pesquisas socioeconômicas, vimos a necessidade de cada região e, as iniciativas trazidas agora, vem para dar o suporte necessário para as pequenas e médias empresas. É um trabalho que tem um retorno garantido no apoio ao desenvolvimento dos nossos pequenos negócios”, enfatizou Longen.
Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o programa Cidade Empreendedora é executado em Jardim desde o ano passado e o Dia da Oportunidade vem somar com o trabalho já desenvolvido. “Em parceria com o poder público e com as lideranças locais, o Sebrae fez um diagnóstico do município, promoveu ações que auxiliassem o comerciante local e o pequeno produtor. Esse evento é mais uma oportunidade para todos que vivem no município possam se capacitar, melhorar a sua vida, o seu negócio e, dessa maneira, promover a transformação da cidade”, destacou Mendonça.
Programação
Uma das grandes atrações do Dia da Oportunidade em Jardim é a palestra-show com os ilusionistas Klauss Durães e Henry Vargas que será no primeiro dia de evento, a partir das 18h00. Os dois são campeões internacionais de ilusionismo e considerados os melhores profissionais da área na América Latina e, na data, irão abordar o tema “O impossível é uma ilusão: empreendedorismo, inovação e tecnologia”.
Antes da palestra principal, o evento traz outras capacitações que envolvem temas como atendimento ao cliente, liderança, empreendedorismo digital, pilares da inteligência emocional, canais de comercialização eficientes para aumentar as vendas e gestão financeira. Além disso, o evento promove outra ação voltada para os pequenos empreendedores no dia 31: a Sessão de Negócios. Com a proposta de aproximar os pequenos empreendimentos das empresas âncoras e possibilitar o fechamento de novos negócios, o encontro será das 14h00 às 17h00.
Outras atividades fazem parte do cronograma e irão permanecer durante todo o dia, como a Feira de Negócios, onde empreendedores e pequenos produtores irão expor os produtos para o público. Além disso, também há a mostra de inovação “Living Lab Day”, quando o Sebrae/MS irá apresentar ao público o trabalho desenvolvido pelo laboratório ao proporcionar um Tour 360º com óculos 3D e expor produtos digitais como Simulador de Negócios e Vitrine Digital. O espaço também vai mostrar as possibilidades de criação de novos produtos a partir de uma impressora 3D e de uma mini fresadora de precisão.
Durante o evento, em parceria com o Senai, a população interessada em adotar a instalação de painéis para a captação de energia solar pode levar a conta mensal de energia para análise. Além disso, no espaço, terá um ponto de coleta de lixo eletrônico disponibilizado pela Recic.LE (Associação de Recicladores de Lixo Eletro Eletrônicos de Mato Grosso do Sul).