Começou nesta quarta-feira (20) em todo o país, a campanha dos "16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra Mulheres". O objetivo da campanha é combater todos os tipos de violência contra as mulheres.
Em Bonito, as ações da campanha são desenvolvidas pela Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres. Criada em 2008 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a campanha procura mobilizar a sociedade civil em todo o mundo. No Brasil, as atividades começaram em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e finalizam no dia 10 de dezembro, data em que se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Dia da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra foi comemorado nesta quarta-feira em 832 dos 5.570 municípios do país. A data é uma homenagem à morte de Zumbi dos Palmares, símbolo de liberdade e luta da cultura negra.
Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro são os Estados que aprovaram leis estaduais que determinam o feriado de 20 de novembro. Minas Gerais e São Paulo comemoram em apenas algumas cidades. No caso de MG, 11 cidades aderem à data. Belo Horizonte, a capital mineira, não é uma delas.
Em São Paulo, a capital paulista e alguns municípios celebram a data. Em Brasília, o dia não é considerado feriado.