O Museu de Arte de São Paulo (MASP) apresenta a exposição “Tudo é da natureza do mundo”, dedicada à obra de Conceição Freitas da Silva, conhecida como Conceição dos Bugres (1914-1984), artista renomada por sua produção dos chamados “bugres”, esculturas em madeira cobertas por cera e tinta que ela criou incessantemente ao longo de três décadas, no Mato Grosso do Sul, para onde migrou ao deixar Povinho de Santiago, Rio Grande Sul.
O título da mostra é emprestado de uma fala da artista num documentário gravado em 1979. Conceição descreve as formas assumidas por suas peças como resultado do respeito ao formato da madeira, que “é sábia”.
Parte essencial do trabalho da artista é a escolha dos troncos de árvores para as esculturas. A partir de cilindros de diferentes tamanhos e circunferências, e usando uma machadinha, ela construiu figuras às quais deu nomes próprios, como Mariquinha, João Grilo e Chiquinho. Esses nomes, no entanto, não foram registrados nos documentos dos trabalhos, quase todos sem título e sem data.
Mais de 100 obras de diferentes períodos e materiais serão exibidas até o 30 de janeiro de 2022. A curadoria dessa exposição é de Amanda Carneiro e Fernando Oliva.
Mais informações: https://masp.org.br/exposicoes/conceicao-dos-bugres