A Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), comunicou hoje em nota oficial que vai adiar a realização da 82ª Expogrande - Exposição Agropecuária e Industrial de Campo Grande, que aconteceria entre os dias 26 de março e 26 de abril, por entender também que este período é o que será alcançado pelo pico do avanço do coronavírus.
"A feira fica por um período de 60 a 70 dias, ou até que seja afastado definitivamente o risco de contaminação pelo coronavírus em eventos de grande concentração de público, como é o caso desta feira agropecuária", diz a nota.
As medidas foram tomadas, segundo o presidente da Acrissul, Jonatan Barbosa, desde que o avanço dos casos do coronavírus (COVID-19) tomaram proporções alarmantes por todo o mundo, atingindo todos os continentes indistintamente causando profundos impactos na economia global.
Ele destaca na nota, que o Brasil conta hoje com 200 casos confirmados, em todos os estados brasileiros, com pelo menos dois estados registrando transmissão comunitária, quando não há a origem da contaminação, sendo eles São Paulo e Rio de Janeiro.
Os shows que já estavam confirmados incluíam a cantora Marília Mendonça, o campo-grandense Luan Santana, a banda Raça Negra, o cantor Dilsinho e a dupla Guilherme e Benuto.
O Ministério da Saúde emitiu uma série de recomendações, entre elas a de evitar a presença em locais com grandes aglomerações de pessoas, sendo que tais orientações deverão ser adaptadas pelos gestores estaduais e municipais, de acordo com a realidade local.
Além disso, a Prefeitura de Campo Grande já adotou medidas para evitar o risco de transmissão, suspendendo aulas na rede municipal e os eventos de massa – governamentais, esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais e religiosos – com concentração acima de 100 pessoas também devem ser suspensos ou adiados.