A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e a Prefeitura de Bonito informaram nesta sexta-feira (03) que decidiram adiar a realização do 21º Festival de Inverno de Bonito. O evento, que aconteceria entre os dias 28 e 31 de julho, foi transferido para os dias 25 a 28 de agosto.
O motivo, segundo o prefeito Josmail Rodrigues, é a falta de tempo hábil para contratação de artistas, entre outros procedimentos legais que envolvem a organização do evento. “Nós conversamos com a Fundação e não teremos tempo para a contratação dos artistas, montar uma programação a altura do evento, então decidimos, junto com o Governo do Estado, mudar a data, priorizando a qualidade do Festival, respeitando os procedimentos legais e trazendo nomes realmente bons”, detalhou.
Para o diretor-presidente Gustavo Castelo, essa decisão em conjunto visa um festival mais participativo, com mais atrações do tamanho que Bonito merece.
Embora o evento tenha alterações na data, alguns pontos já foram definidos durante audiência pública, realizada em 30 de março. Um destes pontos é o tema “Um Mergulho no Imaginário – Arte, Cultura, Turismo e Meio Ambiente”, que tem como objetivo mesclar todos os setores, envolvendo a comunidade, artistas locais, gastronomia e turismo em uma edição especial, após dois anos sem a realização do evento.
A audiência pública foi realizada na Câmara Municipal de Bonito e contou com a presença massiva da comunidade, que lotou o auditório e participou ativamente, com apresentação de demandas e sugestões para a construção do evento. Conduziram as discussões o secretário adjunto da Secretaria de Cultura de Cidadania de MS, Eduardo Romero, o presidente da Fundação de Cultura de MS, Gustavo Arruda Castelo, e o diretor de Cultura de Bonito, Lelo Marchi.
Na próxima terça-feira (07) mais uma reunião, desta vez com o artesãos de Bonito, deve tratar sobre o espaço de exposição no Festival de Inverno.