Nesta terça-feira (28), o fotógrafo documental Luciano Candisani lança um livro onde mostra as diversas fisionomias criadas pela água divididas nos capítulos de "Terra D'Água: Pantanal" .
Com fotos tiradas na nascente do rio Olho D'Água (foto de capa), no planalto de Bodoquena, o livro fotográfico passa por água de rio, água de baía, de salina, água de vazante e, por fim, água ameaçada. " Neste último capítulo, estão imagens da destruição da água ou próxima dela, incluindo as queimadas. O fogo veio com tudo e só parou na água. Incluí imagens da água ao lado das cinzas. Esta última viagem, no ano passado, foi muito difícil" , explica Luciano em entrevista concedida ao site Conexão Planeta. Confira a matéria completa aqui .
O autor espera que a mensagem passada pelas imagens, da conservação ao invés da destruição, chegue ao máximo de pessoas possível.
“A água molda a paisagem e controla a vida no Pantanal, que tanto pode ser imensidão líquida ou seca. De uma estação à outra, da estiagem às chuvas, seus campos ressequidos se transmutam em jardins submersos densos, coloridos e habitados por miríades de peixes. Depois voltam a secar, numa dinâmica perene que é a essência desse incomparável espaço natural”, diz a abertura do livro, lançado pela Vento Leste Editora, juntamente com uma exposição no Estúdio 41, Itaim Bibi, em São Paulo.
O livro está à venda para o público pelo valor de R$ 160 e pode ser adquirido clicando aqui , sendo que parte da sua tiragem será doada a instituições públicas e bibliotecas.
A obra também tem uma Edição de Colecionador, que será doada para o Documenta Pantanal (que apoia a publicação) e toda a renda revertida para entidades engajadas no combate aos incêndios na região.
Outro evento de lançamento do título será realizado no dia 07 de outubro, em Corumbá, na sede do Instituto Homem Pantaneiro, na rua Ladeira José Bonifácio, 171, Centro.
Para acompanhar o trabalho de Luciano, é só clicar aqui .