O principal cartão postal de Bonito, a Gruta do Lago Azul, está recebendo, entre os dias 23 de novembro e 12 de dezembro, uma equipe de mergulhadores e filmagem para a gravação de um documentário científico que vai mostrar, de forma inédita, detalhes dos fósseis, visando a obtenção de modelos 3D.
Denominado “Paleontologia e Biodiversidade na Gruta do Lago Azul”, o projeto é autorizado pelas instituições responsáveis e é uma iniciativa do Canal Azul Produtora, em parceria com a assessoria científica local da Ciclo Azul Meio Ambiente e Sustentabilidade, da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade Federal de São Carlos.
Segundo a organização, o objetivo é apenas captar imagens para produção de modelos 3D e nenhuma material será retirado da caverna. Fazem parte da equipe, quatro mergulhadores, profissionais de filmagem e de captação de som.
Nesta sexta-feira (26) a empresa responsável pela pesquisa irá apresentar uma palestra, com detalhes do projeto na Câmara Municipal, as 18h30. A palestra é aberta ao público e será ministrada pela Prof. Dra. Lívia M. Cordeiro.