Neste sábado (23), o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB), por meio do Projeto “Cuidando das Águas”, com recursos do Fundo Estadual de Defesa e de Reparação de Interesses Difusos Lesados (FUNLES), administrado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e com parceria do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, realizará a doação de 500 mudas de árvores para os bonitenses.
As mudas doadas são das espécies Ipê amarelo, Ipê branco, Pata de Vaca, Tarumã, Embaúba, Angico Vermelho, Amendoim bravo, Canafístula, Aroeira, Pitomba e Aroeira brava.
A promoção da arborização urbana visa estimular a prática ecológica através do plantio de árvores e conta com o apoio da Associação de Feirantes, Secretaria de Meio Ambiente e do Viveiro RPPN Cabeceira do Prata.
A ação começa às 07h00 na Feira do Produtor de Bonito, localizada na rua Vinte e Nove de Maio, no bairro Alvorada.
A ação está na programação do evento Cata Guavira, onde celebra a fruta que é símbolo de Mato Grosso do Sul.
Cata Guavira
Em 2017, uma lei transformou a guavira em símbolo do Mato Grosso do Sul. A frutinha famosa na região de Cerrado é muito versátil. Pode ser consumida in natura, virar licor, geleia, sorvete e até produto de beleza.
O festival gastronômico chega agora à sua sexta edição, com o nome "Amazônia Encontra o Cerrado", com o intuito de mostrar os paralelos entre a guavira e os sabores do norte do país. Para ajudar nessa missão, diversos convidados especiais, como Elenira Mendes, filha do ativista Chico Mendes; Joanna Martins, da Manioca, marca queridinha dos chefs mais famosos do país; Izete Costa, a produtora de cacau e chocolate mais famosa do Pará à frente da marca Dona Nena e outros nomes.
O evento acontece de 22 a 24 de novembro e traz palestras, bate-papos, almoços, jantares e atrações musicais na sua programação.