O IHP (Instituto Homem Pantaneiro) participou, na terça-feira (7), de evento promovido pelo Sindicato Rural de Campo Grande, de Rochedo e Corguinho, além da TV Morena, para apresentar oportunidades de negócio na região pantaneira. Entre os parceiros, também estavam Semagro, Energisa e Sebrae-MS.
Representando o IHP, o médico-veterinário Diego Viana apresentou o programa Felinos Pantaneiros. Criado em 2016, o programa tem buscado alternativas para evitar ou, pelo menos, minimizar conflitos de produção na região pantaneira. Com adoção de algumas estratégias, já foi possível reduzir drasticamente ataques de onças a bovinos em uma fazenda da região de Miranda.
Além de atuar com a implementação de ações que promovem melhores práticas e harmonia entre meios de produção e conservação, o Felinos Pantaneiros é responsável por monitorar aspectos ecológicos das onças-pintadas e onças-pardas na região da Serra do Amolar.
“Não temos soluções mágicas, mas, sim, estratégias que usadas de forma correta funcionam e ajudam a reduzir os abates”, assegurou o responsável pelo programa, que conta com apoio da General Motors.
Atualmente, o programa tem usado duas estratégias para manter as onças longe do gado e, também, dos animais domésticos das famílias ribeirinhas. A primeira delas é a cerca elétrica, usada, principalmente, para evitar que a onça ataque o gado. Já a segunda é o repelente luminoso, testado em propriedade rural de criação de gado e, também, em comunidades ribeirinhas.