Nesta sexta-feira (21), o Instituto Homem Pantaneiro realiza live para falar mais sobre os piores incêndios dos últimos 20 anos que estão acontecendo na região do Pantanal desde o início do ano.
A conversa é uma iniciativa do documentarista de natureza Lawrence Wahba, com participação do Coronel Ângelo Rabelo, diretor de Relações Institucionais do Instituto Homem Pantaneiro.
O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul atendeu 661 ocorrências de incêndios florestais em 2020, sendo 58 apenas em Corumbá. O número de atendimentos de janeiro até agora no município é mais que o dobro do mesmo período de 2019 e 2018, quando somavam 28 e 24 respectivamente.
Mato Grosso do Sul é classificado como o 5º Estado do país com maior número de focos de calor, porém Corumbá é o primeiro no ranking brasileiro. Os focos de calor por bioma também são muito maiores no Pantanal do que no Cerrado, que ocupa o segundo lugar.
De janeiro a julho, as queimadas consumiram cerca de 820 mil hectares na região do Pantanal. Somente em julho, a estimativa é de que mais de 180 mil hectares tenham sido devastados pelas chamas.
A live poderá ser assistida clicando aqui , a partir das 18h59. Participe!