Na tarde desta segunda-feira (02) foi realizada em Bonito a cerimônia que deu início oficial ao curso Cave Diver (Mergulhador de Cavernas) que acontece até o dia 13 de agosto e está sendo promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBM/MS).
A atividade de mergulho em caverna está entre as mais perigosas do mundo, porém o turismo de aventura é uma realidade do Estado de Mato Grosso do Sul, portanto a responsabilidade da corporação com a temática não poderia ser diferente senão a viabilização deste curso inédito no Brasil por corporações bombeiro militar.
Com duração de duas semanas, seis bombeiros militares (sendo quatro do MS e dois do Espírito Santo) participam deste treinamento.
“Os alunos ficarão duas semanas, quase sem descanso, sem dias de folga, e farão muita força carregando uma enorme quantidade de equipamentos para as belas, mas ermas cavernas da região. Passarão frio nas descompressões e descansarão carregando os cilindros de gás, mas terão a instrução mais técnica e segura que poderemos proporcionar”, destacou o instrutor do curso, major Ronaldo Cezar Possato Venâncio, da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
“O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul deve estar apto a atuar em uma emergência envolvendo essa modalidade de mergulho. Pensando nessa possibilidade de demanda, é que estamos realizando essa atividade”, destacou o comandante-geral do CBMMS, Coronel Hugo Djan Leite.
O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, destacou a importância da ministração do curso e a parceria com o CBMMS. “Esse curso será fundamental para termos militares especializados em mergulho em caverna para que estejam aptos a atender qualquer tipo de sinistro em Bonito e região. Gostaria de agradecer a parceria e atenção que o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul tem com a nossa cidade. Em breve teremos a inauguração do 8° Subgrupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Bonito e isso mostra o quanto a corporação se dedica no preparo de seus militares para atender com qualidade e excelência a população”, finalizou.
“Essas ações vão elevar ainda mais o nosso turismo, que já é de extrema qualidade. Nestes atrativos todos possuem o Sistema de Gestão de Segurança – SGS que já ajuda esse plano de emergência de resgate, mas nada comparado ao curso desse nível que o Corpo de Bombeiros vai trazer para nós”, destacou a secretária de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, Juliane Salvadori.