O município de Nioaque comemora 132 anos de emancipação político-administrativa com um “Arraiá” na noite desta segunda-feira (18), que conta com apresentação do cantor Almir Sater e outros artistas locais e regionais. No evento, também haverá barracas de comidas típicas das festas julinas.
Patrimônio Cultural Imaterial de Mato Grosso do Sul, Nioaque foi emancipada no dia 18 de julho de 1890, quando o Decreto Estadual Nº 23, estabeleceu o município de Nioac, com a denominação moderna na época de Levergéria. Desmembrada do território de Miranda, a cidade ficou com uma das maiores áreas do Sul, do então Estado de Mato Grosso.
O evento acontece no Estádio Mauro Resstel, a partir das 18h00, e conta com o apoio do Governo do Estado e da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
Conhecido como Vale dos Dinossauros, anunciado logo na chegada à cidade, o local pode ser visitado em uma fazenda da cidade, onde se observa rastros fossilizados dos gigantescos animais extintos há 65 milhões de anos. A cidade passou a ser vinculada ao período jurássico em 2015, quando uma equipe de paleontólogos da Universidade Federal do Rio de Janeiro anunciou a comprovação científica de pegadas de dinossauros na região, uma descoberta que teve os primeiros registros na década de 1980.