Para comemorar o Dia do Pantanal, celebrado nesta terça-feira (12), a organização não-governamental WWF-Brasil selecionou as 15 melhores fotos recebidas do bioma. O concurso está aberto para votação popular e o primeiro lugar irá ganhar uma câmera Sony Alpha A6400 Mirrorless com lente 16-50mm.
De acordo com a ONG, as imagens querem alertar para os impactos sofridos pelas queimadas neste ano e à ameaça de extinção de mais de 1 milhão de espécies de seres vivos, segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU).
O objetivo é mostrar que é fundamental preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais e, dessa maneira divulgar a importância das Áreas Protegidas para a vida na Terra, como é o caso do Pantanal.
Entre as fotos finalistas estão a de Carlos Eduardo Fragoso, na Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Estância Caiman, localizada no Refúgio Ecológico Caiman, em Miranda (MS), retratando a vida das onças-pintadas na região.
Todas as fotos participantes para votação estão disponíveis neste link . A votação segue até o dia 17 de novembro.
RPPN
Segundo a WWF-Brasil, a Reserva Particular do Patrimônio Natural é uma categoria de unidade de conservação criada pela vontade do proprietário rural, ou seja, sem desapropriação de terra. No momento que decide criar uma RPPN, o proprietário assume compromisso com a conservação da natureza.
Além de preservar belezas cênicas e ambientes históricos, as RPPNs assumem, cada vez mais, objetivos de proteção de recursos hídricos, manejo de recursos naturais, desenvolvimento de pesquisas científicas, manutenção de equilíbrios climáticos ecológicos, entre vários outros serviços ambientais.
Atividades recreativas, turísticas, de educação e pesquisa são permitidas na reserva, desde que sejam autorizadas pelo órgão ambiental responsável pelo seu reconhecimento.