Depois da participação nos combates aos incêndios, especialmente, na fazenda Caiman, a Polícia Militar Ambiental de Miranda solicitou à Defesa Civil do Estado um curso de combate e prevenção a incêndio florestal, para os policiais e pessoas que lidam diretamente com a situação de incêndio na região, especialmente, nas emergências.
Em virtude da diminuição dos incêndios na região do Pantanal, a Defesa Civil aproveitou para atender à solicitação e, desde o dia 30 de setembro, iniciou um curso com participação de pescadores, funcionários de algumas propriedades rurais, funcionários da Prefeitura de Miranda e Policiais Militares Ambientais, com um total de 25 alunos.
O curso ministrado por três instrutores da defesa civil ensina as técnicas apropriadas ao combate e prevenção aos incêndios e tem carga horária de 16 horas/aula, encerrando hoje (02). A parte teórica está sendo realizada no Centro de Referência e Assistência Social e a parte prática na Associação de Miranda.
Ontem (01) à noite, durante a execução do curso, ocorreu um incêndio às margens da BR 262 e os alunos fizeram parte de uma equipe para o combate, integrando uma força tarefa juntamente com a Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar de Aquidauana e Defesa Civil, que eliminou o incêndio.