Um dos eventos mais tradicionais da Gastronomia, o Festival Brasil Sabor começou no último sábado (19) e segue até o dia 04 de outubro apresentando o melhor da culinária sul-mato-grossense. Neste ano, a iniciativa reúne mais de 40 estabelecimentos de Campo Grande, Bonito, Dourados e Três Lagoas.
O evento é realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/MS), com o apoio do Sebrae/MS e patrocínio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul. Além de valorizar a gastronomia regional junto aos consumidores, o festival apoia o fortalecimento do setor diante da pandemia de Covid-19.
Segundo o presidente da Abrasel/MS, Juliano Wertheimer, os estabelecimentos estão preparados para receber os clientes com segurança. “É uma retomada dos festivais que já fazem parte da tradição do sul-mato-grossense, uma forma de fomentar o setor de gastronomia que é um dos principais geradores de emprego do Estado. Os participantes estão seguindo os protocolos de biossegurança, de maneira a garantir que o público possa frequentar as casas com segurança”.
O Festival Brasil Sabor também é a oportunidade para divulgação dos estabelecimentos participantes. Além de atrair os clientes com os pratos especiais para o período, os negócios seguirão firmes na proposta de atender aos consumidores seja no ambiente físico ou pelo serviço de entrega.
Na visão do gerente da Unidade de Competitividade Empresarial do Sebrae/MS, Rodrigo Maia, o momento exige a adaptação dos empresários, possibilitando a inovação. “Estamos proporcionando que as empresas acessem novas tecnologias para fazer a venda e ter presença digital. Ao oferecer isso, elas estão buscando inovação, por exemplo, oferecendo pratos na residência. A expectativa é grande”, destaca.
Os restaurantes Juanita, Marruá, Wetigá, Encontro das Águas e Zagaia participam do evento em Bonito neste ano com os pratos que incluem peixes como pintado e pacu entre os ingredientes.
O público poderá pedir por delivery; na modalidade take away – ou seja, o cliente compra e leva o prato para ser consumido em outro local –; ou poderá ainda consumir nos próprios estabelecimentos, que conforme a Abrasel, estão seguindo as normas de biossegurança da Organização Mundial da Saúde (OMS).