A Prefeitura de Bonito, por meio da Secretaria de Turismo e Departamento de Cultura, lançou edital para cadastramento de músicos no município. O objetivo é construir um banco de dados com artistas locais, para seleções em eventos de forma justa e igualitária, por rodízio e remuneração pré-definida por tabela. O documento foi publicado no Diário Oficial dos Municípios desta segunda-feira (31).
“Por ser o primeiro edital realizado com esse objetivo, foi buscado a valorização dos músicos através de três categorias, de acordo com a produção de cada um ao longo da carreira. Com isso, também buscamos estimular com que os músicos continuem evoluindo em suas carreiras, com músicas autorais e produções de áudio e vídeo”, detalha o diretor de Cultura de Bonito, Lelo Marchi.
“Com o edital, realizado pela primeira vez pela SECTUR, temos meio legais de contratar nossos artistas locais e, assim, potencializar ainda mais o turismo de Bonito, agregando a cultura do nosso município”, reforçou a secretária de Turismo, Juliane Salvadori.
Poderão participar do credenciamento artistas residentes em Bonito e, conforme o edital, é assegurado o rodízio entre os credenciados e respectivas contratações por estilo artístico e manifestação cultural específica, constituindo-se cada um em uma listagem própria, sempre excluída a vontade da Administração na determinação da demanda por credenciado, coincidente com a necessidade do projeto que estiver em desenvolvimento para a promoção cultural de Bonito.
“O edital foi muito bem elaborado pelas equipes do Turismo e Cultura para beneficiar todos os artistas da nossa cidade. Os valores foram definidos com base no mercado atual e a seleção será feita por rodízio, respeitando as pessoas cadastradas. Acredito que é uma forma justa de valorizar nossos talentos”, disse o prefeito Josmail Rodrigues.
O cadastro é aberto permanentemente e, a cada 3 meses, será publicado no Diário Oficial uma lista com os músicos cadastrados. O prazo de vigência do credenciamento é de 12 meses, a contar da publicação da primeira lista de credenciados, durante o qual os credenciados poderão ser convocados a firmar contrato nas oportunidades e quantidades que a administração necessitar, observadas as condições fixadas neste Edital e as normas pertinentes.