O mais tradicional festival de música do MS, o Bonito Blues & Jazz Festival, está se tornando o festival de Blues & Jazz do Mercosul, nesta 9ª edição as atrações são bandas do Mercosul, ou seja, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Estarão presentes um dos maiores guitarristas da Argentina, direto de Buenos Aires, Hernan Tamanini, e de Assunción, a banda The Fabis.
O Bonito Blues inicia na quinta-feira (16), feriado de Corpus Christi, com o músico de Aquidauana, Rangel Castilho, poeta e músico pantaneiro que transita com naturalidade tanto pelo som regional como pela música pop. Ele estará acompanhado dos músicos Gabriel Castilho na guitarra solo, Roque Isfran no baixo e Nestor Jonatha na bateria.
Seguindo a programação, o ArtShow Trio, que nasceu do encontro de três grandes artistas devido a função de suas experiências harmônicas, melódicas e rítmicas, formado por Leonardo Bugalu, voz e violão; Marcos Farim, bateria; e o ícone Zeca do Trombone, se apresentam trazendo em seu repertório o que há de melhor no Jazz, Blues/Samba-Bossa. Finalizando a noite do jazz e da música mais experimental, é a vez do Canoa Trio, de Campo Grande, formado especialmente para o Festival com Nini dy Castro na bateria e voz; Pedro Fernandes nos teclados e baixo; e Yan Pinheiro, voz, guitarra, violão e trompete.
Na segunda noite do evento, terá a abertura a cargo da Free Blues Band, de Rondonópolis, no Mato Grosso, formada pelos músicos Cesar Ramos, guitarra e voz; Gleison Lima, contrabaixo; Yuri Merida, piano; Hammond Abraham Merida, saxofone; Alony Paiva, na bateria; e Elias Tubira, na percussão. Já de Cuiabá vem o Underground Blues, banda de blues nacional, fazendo tributo a Renato Fernandes (Bêbados Habilidosos) e Celso Blues Boy. A banda é formada pelos músicos Ramon Guerreiro, vocal; Luiz Brizuela, na bateria; Gustavo Faria, guitarra; Fábio Galvão, baixo; Fabrício Pimenta, guitarra; e Fabio Monteiro, no sax.
Para encerrar, canta o argentino Hernan Tamanini, um dos expoentes do Blues na atualidade, percorrendo todo o mundo mostrando seu trabalho em mais de 30 anos de carreira. Em Bonito, Hernan será acompanhado por Rick Bergamo, gaita; Renato Fernandes, no baixo; e Jonatas Gonçalves, na bateria.
No sábado, para abrir a última noite do evento se apresentam a dupla Las Forasteras, atração luso-brasileira, formada pela portuguesa Maria Salvação e a mineira Mila Tiso, duas ciganas que com seu som acústico fazem o público cantar e se encantar com a harmonia das duas vozes e da gaita de boca. Na sequência, terá a banda Pulse, de Campo Grande, mostrando o rock’n roll com alta qualidade, com as Pink-Floydianas. A Pulse é formada por Raphael Valente, voz e violão; Daniel Bueno, bateria; Michel Scuira, contra-baixo; Bruno Freitas, nos teclados e guitarra; Marcio Armoa, guitarra; Eric Phill, teclado; Nelson Weis, no saxofone; e Bruna Maia, no backing vocal.
A edição encerra com a banda The Fabis, que apresentará a moderna música paraguaia direto de Asunción, por meio do blues cantado em espanhol, dando uma característica especial para as canções. The Fabis é composto pelos músicos Fabián Vicensini, voz principal e guitarra; Alexis Alcaraz, guitarra; Aaron Zorrilla, baixo; Ariel da Re, bateria; e Dominique Bernal, no sax e harmônica.
As apresentações serão realizadas nas dependências do Selina Bonito, hotel oficial do evento, que está oferecendo pacotes especiais de hospedagem com ingressos para o evento, com parcelamento em até 3 vezes sem juros nos cartões de crédito.
O Festival tem o apoio, além do Selina Bonito, do Governo do Estado do MS, Semagro, FundTur/MS, M2, BonitoNet e Rede Agora e é uma iniciativa do Instituto Internacional Visão de Vida, com realização pelas empresas La Paloma Eventos e Bolt Realizações.