Antony Wong, médico pediatra e toxicologista, chefe do Centro de Assistência Toxicológica do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo e assessor da Organização Mundial da Saúde (OMS), compartilhou um vídeo no qual fala sobre a pandemia do Coronavírus (Covid-19) .
Em entrevista concedida à revista Época revelou que já foi chamado de irresponsável por tentar atenuar a gravidade do surto. "Mas irresponsabilidade é criar insegurança e medo na população".
Segundo Wong, para a maior parte da população a covid-19 será como uma gripe, sem grande severidade ou risco de morte. "Estamos, sim, diante de uma doença séria, altamente contagiosa, mas não tão letal".
O toxicologista diz que, o Brasil se localizar no Hemisfério Sul e estar no verão, o contágio deve ser menor do que nos países do Norte, onde as temperaturas estão mais baixas.
Outra medida com a qual não concorda é o isolamento social e fechamento de comércios.
"Ao invés de fechar toda a população prejudicando nossa saúde mental e financeira, devemos cuidar das pessoas com mais riscos como os idosos, doentes crônicos e com imunedepressão. Vamos focar nisso", diz.
"Não faz sentido fechar loja, fechar escolas, o que devemos fazer é tomar atitudes preventivas. Tem que fazer distanciamento social e não isolamento social".
"Suplico aos governantes desse país que tomem a verdadeira dimensão dessa doença. As medidas de confinamento que vocês tomaram são tão drásticas o prejuízo será muito maior, não apenas para a economia, e sim para a saúde das pessoas e idosos".