Considerando a evolução da pandemia do coronavírus em Mato Grosso do Sul, a Secretária Municipal de Saúde de Bodoquena estabeleceu novas medidas de enfrentamento e prevenção à Covid-19 no município. Conforme decretos, será adotada uma nova ação de barreira sanitária e o comércio deverá funcionar de segunda à sábado, até as 22h00. Medidas entram em vigor a partir do dia 27 de julho e vão até 15 de agosto.
Apesar de ter apenas dois casos confirmados dentro do município, a SES (Secretaria de Saúde do Estado), decretou alerta vermelho em Bodoquena, por estar em uma área com alto índice de contaminação e vir registrando baixo isolamento social.
O decreto nº 193 estabelece a retomada na realização de barreiras de controle sanitário em uma das entradas, funcionando diariamente das 07h00 às 22h00 por prazo indeterminado.
A partir do dia 27 de julho, fica também determinado o fechamento dos estabelecimentos comerciais aos domingos. Estes deverão obedecer obrigatoriamente aos seguintes horários de funcionamento: de segunda à sábado não ultrapassando as 22h00.
Porém, no decreto nº 206, fica estabelecida exceção para serviços essenciais como hospital, farmácias, postos de combustíveis e funerárias, que poderão abrir aos domingos. No caso de locais onde haja funcionamento de serviço essencial e não essencial, o segundo deve permanecer fechado, a exemplo de postos de combustíveis, onde só a pista deve ficar aberta e a conveniência com as atividades suspensas aos domingos.
As medidas valem do dia 27 de julho a 15 de agosto, admitindo-se a prorrogação em caso de necessidade.