Após uma conversa entre o poder executivo, a Comissão de Prevenção à Covid-19 e representantes do comércio e do turismo de Bodoquena, a Prefeitura Municipal decidiu flexibilizar medidas impostas no último decreto municipal, que previa fechamento de estabelecimentos não comerciais entre os dias 22 e 28 de março.
Os setores firmaram compromisso em seguir corretamente os protocolos de biossegurança já estipulados por autoridades sanitárias e também assumiram compromisso de levar informações e colaborar nas fiscalizações.
Balneários, hotéis e empreendimentos turísticos podem funcionar com 40% da capacidade e fica proibido consumo de bebidas alcoólicas em via pública e estabelecimentos comerciais. No final de semana vale decreto estadual que prevê fechamento do comércio não essencial às 16h00.
Lembrando que são considerados essenciais bancos, correspondentes bancários e lotéricas; mercearias, mercados e supermercados; serviços de saúde privados e drogarias; Correios; postos de combustíveis; limpeza pública; serviços de manutenção e ligação de energia, água e esgoto; serviços de saúde pública; e serviços funerários. Não serão afetadas pelas restrições as atividades agroindustriais e agropecuárias sediadas fora do perímetro urbano.
Além disso, os estabelecimentos devem respeitar distanciamento social, protocolos de biossegurança e uso de máscara e álcool e delivery pode ser realizado até às 22h00. As atividades religiosas estão permitidas, respeitando protocolos, porém práticas esportivas em grupo estão proibidas.
O serviço público será realizado de maneira interna, com exceção para os essenciais como coleta de lixo e Unidades de Saúde, que realizarão apenas atendimentos de urgência. O Hospital Municipal Francisco Sales funciona 24 horas.
"Apesar da situação epidemiológica favorável, a Prefeitura e a Secretaria de Saúde se preocupam com o grande fluxo de pessoas durante o período de restrição em Campo Grande e, por isso, as medidas foram tomadas", explica o prefeito Kazu Horii.
As novas regras foram publicadas nesta terça-feira (23).