Equipes da Secretaria Municipal de Saúde vem realizando mutirão estratégico para combate da proliferação do mosquito Aedes aegypti , vetor da Dengue, Zika e Chikungunya. Ação acontece em conjunto com Departamento de Controle de Vetores e de Estratégia de Saúde da Família.
Hoje (27) e amanhã (28), agentes e servidores da saúde estão visitando residências de 60 quarteirões da área central de Bodoquena para dar orientações, realizar manejo ambiental, limpeza dos quintais, eliminação de focos e coletar informações necessárias.
Desde o início de 2020, Bodoquena teve 48 notificações de dengue com cinco casos da doença confirmados e sete em análise. A maioria das notificações vem da área onde o mutirão está sendo realizado.
Conforme o Secretário Adjunto de Saúde, Lauro de Aquino Neto, a ação tem como objetivo o controle do avanço da dengue no município, levando em consideração a alta incidência neste período. “Além do bloqueio, as informações coletadas irão servir de base para análise que definirá como proceder no combate”, explica.
A agente Elaine Cordeiro alerta para que os moradores tenham bastante atenção aos locais que podem se tornar reservatórios de água da chuva e para descarte irregular do lixo. “É sempre importante zelar do quintal, deixá-lo livre de objetos que possam reter água, não jogar lixo na rua, e pensar coletivamente, o combate a dengue é um pacto social, se você não cuida do seu quintal, o seu vizinho por sofrer as conseqüências” alerta.
Na última sexta-feira (21), também foi realizada panfletagem e conversa com motoristas e pedestres sobre a importância de manter quintais livres de locais propícios para a proliferação do mosquito.