O trabalho de testagem em massa para identificação de casos de COVID-19 em Bodoquena chegou a Zona Rural. Desde a última segunda-feira (12), a equipe tem se deslocado para assentamentos e Distrito para atender a população dos locais. A medida foi proposta pelo prefeito Kazu Horii que viu a necessidade de identificar os casos subnotificados, após indicação da vereadora Neguinha.
A testagem realizada pela Secretaria de Saúde, por meio profissionais do Hospital Municipal, chegou aos assentamentos Sumatra, Serro Alegre e ao Distrito Morraria do Sul. Nesta quinta-feira (15), a equipe volta para o assentamento Sumatra para atender mais famílias.
O procedimento é semelhante ao realizado na cidade, o teste rápido de antígeno detecta a Covid-19 entre o primeiro e o sétimo dia de infecção e, para os casos positivos, o protocolo será realizar o termo de isolamento e encaminhar o paciente para o Hospital para que seja oferecido atendimento especializado. Até agora nenhum caso positivo foi identificado.
Diferente da logística adotada na área urbana, a equipe de testagem é coordenada pela enfermeira Jhennifer Gonçalves, responsável pela área rural. Diferente do perímetro urbano, a responsável realiza levantamento dos locais de grupos prioritários e/ou sintomáticos para receber o serviço e encaminha as duas técnicas e o agente de Saúde da área ao local. O resultado demora de 05 a 15 minutos e sua realização pode evitar a proliferação do vírus, especialmente se o paciente for assintomático.
O trabalho também segue sendo realizado no Hospital Municipal Francisco Sales e nas residências. Para atendimento na unidade de saúde, basta ir até o local e, no caso das testagens nas residências, a população pode entrar em contato com o agente de Saúde para que o profissional veja a necessidade e acione o serviço.