A Prefeitura de Bodoquena (MS), por meio da Secretaria de Saúde, realiza testagem em massa para identificar infecções de COVID-19 no município. Em duas semanas de trabalho, foram testadas 1.292 pessoas e identificados 23 casos positivos, que foram isolados e tiveram contatos rastreados.
Objetivo da testagem em massa é encontrar casos de subnotificação da doença, para isso, foram adquiridos 3 mil testes rápidos de antígeno. O resultado demora de 5 a 15 minutos e sua realização pode evitar a proliferação do vírus, especialmente se o paciente for assintomático.
De 11 até 24 de junho, as equipes de testagem, compostas por duas enfermeiras, duas técnicas em enfermagem e o Agente Comunitário de Saúde cada região, visitaram 1411 residências e testaram 1.292 pessoas, com 1.269 casos negativos e 23 positivos.
O teste disponível detecta a COVID-19 entre o primeiro e o oitavo dia de infecção e para os casos positivos o protocolo realizado é isolar e encaminhar o paciente para o Hospital, para que seja oferecido atendimento especializado. As equipes também colocaram em isolamento 49 contatos domiciliares.
O trabalho de testagem também segue sendo realizado no Hospital Municipal Francisco Sales e pessoas que apresentarem sintomas devem buscar atendimento no local especializado.
A medida foi proposta pelo prefeito Kazu Horii, após indicação da vereadora Neguinha que viu a necessidade de identificar os casos subnotificados e realizada pela Secretaria, com apoio dos profissionais do Hospital Municipal que já são referência no atendimento à COVID-19.