A equipe da Secretaria de Saúde de Bodoquena se reuniu com o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da empresa Intercement Brasil S.A. da unidade do município, para discutir sobre o plano de contingência da infecção humana pelo novo coronavírus, que vem sendo aplicado pela empresa e será reforçado durante a “parada de forno”.
Os representantes da Intercement, Adilson Marques Caldeira, Ana Paula Lima, Marcelo Pascoal, Alexandre Montagner e Walfrido Augusto, estiveram com o secretário de Saúde Michel Souza, a coordenadora da Atenção Básica Eríca Batista e o responsável técnico de enfermagem do Hospital Municipal Francisco Sales, Cleiton Vilas Boas, para apresentar as ações de prevenção que vem sendo realizadas na Unidade Bodoquena e principalmente para apresentar as ações que serão tomadas durante a parada de forno, período em que trabalhadores de empresas terceirizadas vêm até o local.
O plano conta com realização de exames, apresentação de laudo médico e período de isolamento dos trabalhadores que vierem de fora do município. Eles serão hospedados na Zona Rural, ação que visa evitar que tenham contato com a população.
Os locais de hospedagem deverão respeitar todas as medidas sanitárias e apenas trabalhadores das mesmas empresas deverão ficar no mesmo ambiente, regra vale para hospedagem e para trabalho dentro da empresa. Além disso, a Intercement se comprometeu a criar uma equipe de fiscalização que garantirá as determinações, realizando visitas aos locais.
De acordo com a enfermeira Ana Paula Lima, esses protocolos já são aplicados para trabalhadores que vem de fora e a equipe de Saúde tem feito acompanhamento regular com seus funcionários. “Porém, no período da parada de forno todo o cuidado será redobrado, especialmente para garantir que os trabalhadores não fiquem circulando pela cidade”, explica.
O secretário de Saúde Michel Souza elogiou o plano de contenção. Ele acredita que se todas as ações apresentadas forem realizadas, os riscos serão reduzidos. “É um plano bem completo que sendo bem executado, reduzirá os riscos a população, o que é uma preocupação da Secretaria”, afirma.
A parada de forno deve acontecer de 03 a 25 de Agosto. Durante o plano, também será apresentado a Comissa?o de Prevenc?a?o e Enfrentamento do COVID-19 do município.