Trabalhando para ampliar o serviço de castração gratuita de cães e gatos em Mato Grosso do Sul, o deputado estadual e médico veterinário Marcio Fernandes (MDB) entregou na manhã desta quarta-feira (08) o Castramóvel do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Miranda e Apa (Cidema). A unidade irá beneficiar até 20 municípios.
A entrega da Unidade Móvel de Castração de Cães e Gatos foi em Nioaque e contou com a presença de prefeitos da região, assim como o administrador da cidade e presidente da Assomasul, Valdir Junior, e também do presidente do Consórcio e prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra.
O local conta com mesa cirúrgica, kit cirúrgico completo para castração, monitor multiparâmetro, estufa para esterilização e secagem, bomba aspiradora cirúrgica, balança, toldo retrátil, ar-condicionado, rede elétrica e hidraúlica, frigobar, notebook, gaiola removível, manta térmica, válvula para expiatória para anestesia e válvula redutora para cilindros de oxigênio.
“Como presidente do Consórcio agradeço o deputado Marcio Fernandes pela parceira que fortalece o Consórcio. Essas ações unindo os municípios beneficiando todos e o deputado está de parabéns”, destacou Nelson Cintra.
Valdir Junior também elogiou as ações do médico veterinário de deputado Marcio Fernandes. “O Castramóvel é uma clínica veterinária sobre rodas e tem um alto custo. Parabéns deputado pela inteligência de ajudar a diminuir os custos e beneficiar a população. Destinando a emenda para o consórcio, todos os municípios são beneficiados”, ressaltou.
Conforme informações do site do Consórcio fazem parte do Cidema: Anastácio, Antônio João, Aquidauana, Bela Vista, Bonito, Camapuã, Caracol, Corguinho, Corumbá, Guia Lopes da Laguna, Jaraguari, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Nioaque, Porto Murtinho, Rio Negro, Rochedo e Sidrolândia.
Destas cidades, o deputado estadual Marcio Fernandes já entregou unidades em Aquidauana, Bonito, Jardim, Maracaju e Sidrolândia. Além de destinar a emenda para compra da unidade de Corumbá.
“Alguns municípios têm receita para manter uma unidade e são grandes o suficiente para ter a sua, mas outros são pequenos e não comportam ou não conseguem manter porque é caro. Precisa ter liberação do CRMV, ter médico veterinário, auxiliar, equipe, insumos, enfim. Com o consórcio é possível beneficiar várias cidades e com o custeio menor para os prefeitos”, declarou Marcio Fernandes.