Na tarde da última terça-feira (21), o chefe do Executivo de Corumbá reuniu seu secretariado e exigiu total empenho de todos os setores no trabalho de prevenção e exterminação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica vírus.
“Esse não é um problema só da Secretaria de Saúde, só da Secretaria de Infraestrutura, mas sim de todos nós. Da mesma forma, o combate à dengue não pode ser feito só pela Prefeitura. Toda a população precisa fazer sua parte e isso é fundamental para que a gente possa obter bons resultados nessas ações”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes.
O secretário municipal de Saúde, Rogério Leite, o secretário municipal de Governo, Cássio Augusto da Costa Marques, o secretário de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Gláucia Fonseca Iunes, a diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Ana Cláudia Boabaid, e o procurador-geral do Município, Alcindo Cardoso do Valle Júnior participaram da reunião.
O chefe da Casa Civil, Luiz Antônio da Silva, o chefe de Gabinete, Elbio Santos, a secretária-adjunta de Infraestrutura e Serviços Públicos, Tânia Dantas, além de representantes da Fundação de Esportes, da Fundação de Turismo e do setor de Posturas da Prefeitura também compareceram.
A ação com fumacê teve início da tarde de terça no bairro Cristo Redentor. No dia 22, foi a vez dos bairros Cristo Redentor e Vitória Régia, nesta quinta-feira (23) na Nova Corumbá, amanhã no Centro América e no sábado no Centro. O mutirão de limpeza nos bairros começaram no Centro América hoje e segue até sábado (25), sendo que já foi realizado no Popular e no Aeroporto.
Fiscais Sanitários foram acionados para notificar os imóveis críticos, para doação de telas caixa d’água e outras necessidades. Até agora, foram notificados 534 casos suspeitos de dengue em Corumbá, ao caso que 45 foram confirmados. No dia 09, um homem de 29 anos morreu por causa da doença.
Apesar de ser uma ação diária, a Fundação de Turismo do Pantanal (Fundtur Pantanal) também está reforçando os cuidados na limpeza e manutenção dos locais que estão sob a sua gestão, visando contribuir maciçamente com a luta contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti .
O verão é o período mais propício à proliferação do mosquito, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças. No entanto, a recomendação do prefeito Marcelo Iunes é de não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano.
Nesse sentido, o Terminal Rodoviário Intermunicipal, o Complexo do Cristo Rei do Pantanal e a Orla do Porto, são objetos de intensa ação de limpeza e manutenção, que incluem arrastão de coleta de lixo que possa acumular água, roçada, poda e desinfecção de sanitários e áreas de circulação desde a semana passada .
Por outro lado, desde o início do ano, a equipe da Fundação de Esportes de Corumbá (FUNEC) iniciou o trabalho de limpeza das praças e campos de futebol da cidade. Devido às constantes chuvas nesse período, alguns desses locais não se encontram adequados para a prática de atividades físicas.
Os dois campos do Poliesportivo Lucílio de Medeiros, o campo da Embrapa e Praça da Nova Corumbá já foram limpos. A meta agora é o término da limpeza do Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató, da Praça do Universitário, do campo do bairro Cravo Vermelho, do campo do bairro Primavera e da praça do Cristo Redentor.
Na finalização das ações, a Fundação de Esportes de Corumbá dará início às atividades promovidas pela Prefeitura no decorrer do ano, bem como a manutenção e conservação dos espaços públicos previstos em seu Estatuto.
A limpeza desses locais, bem como a manutenção e a conservação das áreas públicas, é realizada rotineiramente, mas com o crescente do índice de criadouros e focos de dengue na cidade e alguns casos já confirmados as ações estão sendo intensificadas. Sempre frizando que o cuidado também deve ser feito pelos moradores limpando os quintais e retirando qualquer objeto que acumule água.