A Espanha anunciou nesta sexta-feira (04) que vai deixar de exigir o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 ao ar livre a partir da próxima semana.
A medida havia sido adotada em dezembro, para combater o rápido aumento de contágios de Covid-19, que agora vem caindo no país, segundo a ministra da Saúde, Carolina Darias.
"Na próxima terça-feira levaremos ao conselho de ministros o decreto real com base no qual eliminaremos a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos", afirmou Darias à rádio Cadena SER.
Poucos dias antes do Natal, o governo voltou com a obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre depois de detectar o aumento de casos, provocado pela variante ômicron, mais contagiosa.
"Dissemos que a medida permaneceria pelo tempo estritamente necessário, até que os indicadores, como estamos constatando, aconselhassem uma açã diferente", afirmou Darias.
"Há várias semanas observamos, dia a dia, como cada um dos indicadores está melhorando", acrescentou a ministra.
A variante ômicron aumentou o número de casos como nenhuma outra, mas não provocou tantas mortes ou internações, o que levou diversas regiões da Espanha a flexibilizar as restrições estabelecidas em dezembro.
A Espanha, que tem quase 91% da população com mais de 12 anos vacinada – uma das melhores taxas da Europa –, registrou desde o início da pandemia mais de um milhão de casos e 94.000 mortes.