Autoridades da Holanda anunciaram que suspenderão as restrições ainda em vigor contra a Covid-19 na próxima quarta-feira (23), apesar de um recente aumento nos contágios.
O país já havia revogado um lockdown nacional e a maior parte das medidas de combate ao vírus. A partir da próxima semana, o uso de máscara no transporte público não será mais obrigatório - com a exceção de aviões e aeroportos.
A Holanda também deixará de exigir um certificado digital para a entrada em boates ou em outros eventos de grande escala, os únicos locais onde o documento ainda era necessário.
O ministro da Saúde, Enrst Kuipers, afirmou que as atuais condições da pandemia na Holanda permitem que o país flexibilize as restrições adotadas recentemente para conter um surto causado pela variante ômicron.
O número de casos de Covid-19, que vinha caindo há semanas, voltou a subir após as celebrações do Carnaval na Holanda no início deste mês.
Mais de 21,6 mil pessoas morreram na Holanda desde o início da pandemia. Segundo dados oficiais, 85% da população com 12 anos ou mais está totalmente vacinada contra a Covid-19.