A Vigilância Sanitária de Bodoquena divulgou o balanço de abordagens realizadas durante os 15 primeiros dias da ação de barreira de controle sanitário. De acordo com o relatório, entre os dias 28 de julho e 13 de agosto, 4.923 veículos passaram pelo Posto de Controle e Monitoramento. O principal motivo apontado para o deslocamento foi a realização de serviços no município.
Considerando a evoluc?a?o da pandemia do coronavi?rus em Mato Grosso do Sul, a Secretaria Municipal de Sau?de de Bodoquena tem realizado barreira de controle sanita?rio, conforme previsto em decreto municipal nº 193. A ação foi implantada no dia 28 de julho e não tem previsão de encerramento. O acesso ao município está centralizado na Avenida Antonio Pedro de Lima, entrada de Miranda, onde uma equipe de saúde, com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e voluntários, realizaram ações para controle e prevenção da Covid-19.
Os dados são repassados para a Vigilância Sanitária, que produz relatório para controle. Nos primeiros 15 dias, 5.734 pessoas vindas de outros municípios passaram pelo local em 4.923 veículos. As principais cidades de origem são de Mato Grosso do Sul, porém houve registro de entrada de veículos de outros 18 Estados e do Paraguai.
Para controle sanitário, os profissionais de saúde medem a temperatura corporal dos passageiros e motoristas. Caso seja detectada febre, um dos sintomas da Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus), a pessoa era orientada a buscar atendimento no Hospital Municipal Francisco Sales. Dos aferidos, 5.272 tiveram temperatura normal e 121 pessoas apresentaram alteração e foram assistidas pela equipe.
De acordo com o relatório, os principais motivos das viagens são trabalho (933), passeio (387), compras (49) e consultas médicas (28). A média de idade dos viajantes é de 13 a 59 anos. Dos entrevistados, apenas 25 pessoas relataram que já tiveram contato com pessoas infectadas e o mesmo número declarou já ter apresentado sintomas da Covid-19. Além da captação de dados, são dadas orientações sobre o uso do álcool 70%, lavagem correta das mãos e que se deve evitar aglomerações.