O secretário de saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, afirmou nesta quarta-feira (17), que o Estado precisa receber 235 mil unidades da vacina Janssen para concluir a imunização com a dose de reforço.
Apesar de inicialmente ser dose única, o Ministério da Saúde anunciou que a vacina precisará de uma dose de reforço, que deve ser aplicada após dois meses da primeira imunização. Em Mato Grosso do Sul, a vacinação com a Janssen ocorreu também como parte de um estudo realizado em 13 municípios da fronteira, o que resultou em 165 mil doses a mais da vacina para o Estado.
“Temos um quantitativo de 237 mil cidadãos de Mato Grosso do Sul que precisam da segunda dose da vacina da Janssen e estamos aguardando que a nossa secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite, que é de Mato Grosso do Sul, tenha uma sensibilidade e encaminhe na pauta de sexta-feira essas doses de vacina, para que possamos imediatamente começar a dose de reforço da vacina Janssen em todos que tomaram como dose única”, ressalta Resende.
A orientação da aplicação da dose de reforço partiu do Ministério da Saúde. "Quem tomou a Janssen completará o esquema vacinal. Embora seja de dose única, compete a nós [Ministério da Saúde] as definições. A pessoa tomará duas doses, em um intervalo de dois meses. A Janssen chegou em junho/julho, então estamos no tempo esperado", explicou Rosana.
Imunização
Ainda segundo o secretário, Mato Grosso do Sul tem 520 mil doses de vacina, sendo que 170 mil estão distribuídas no município e 350 mil continuam com governo do Estado. “Todas serão aplicadas imediatamente. Alguns municípios já começaram a aplicar as doses de reforço”, garante.
Resende ainda frisou que a vacinação continua lenta, principalmente em relação a primeira e segunda dose.