O município de Bonito, por meio da Secretaria de Saúde, disponibilizou, através de compra direta, uma cadeira de rodas especial para uma moradora em situação de vulnerabilidade social. Dona Rosa não possui os membros inferiores e a cadeira é essencial para sua locomoção.
O caso chegou ao conhecimento do prefeito Josmail Rodrigues que, em visita a moradora, se sensibilizou com a situação em que a atual cadeira estava, pedindo para que a Secretaria de Saúde providencia-se outra imediatamente.
O secretário Nivaldo Inácio acionou o CER (Centro de Especialidades em Reabilitação), que é o setor responsável pela aquisição das cadeiras de rodas, porém foi informado que devido às especificidades da paciente, seria necessário um processo, com consulta em Campo Grande, e demoraria em torno de seis meses para chegar.
“Como a paciente necessita de medidas especiais, quadril acima de 50 cm e de 100 kg, não tem como pedir direto. É necessário passar por uma avaliação via SISREG (Sistema de Regulação do SUS), aí ela vai para Campo Grande fazer a avaliação, tirar a medida para daí receber a cadeira. Esse processo vai demorar cerca de 6 meses”, explicou a responsável pelo CER, Isabel.
Diante da situação, o prefeito deu ordem para compra direta, visando atender a moradora o mais breve possível. A cadeira especial custou cerca de R$ 2,8 mil e já foi entregue para Dona Rosa.
“Eu agradeço especialmente a dedicação da secretaria, o Nivaldo, por atenderem com a urgência necessária a Dona Rosa. Temos que ser sensíveis as pessoas que necessitam e fazer o nosso trabalho enquanto gestores, que é atender a nossa população”, disse o prefeito.