Mato Grosso do Sul apresentou nesta quarta-feira (26), a proposta para a vacinação de grupos por faixa etária de imunização contra a Covid-19 durante reunião Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). A proposta já era manifestada pelos secretários estaduais e municipais de Saúde.
Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a proposta teve adesão de outros Estados e será apresentada durante reunião por videoconferência. “Nós vamos apresentar a proposta durante a reunião da CIT, que define quais são os critérios do processo de imunização. O Mato Grosso do Sul defende que faça abertura por grupos de faixa etária”, finaliza.
A proposta será levada agora para discussão à Comissão Intergestores Tripartite (CIT) - que reúne representantes do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) nesta quinta-feira (27), às 08h30.
Pioneiro em diversas frentes de trabalho no enfrentamento à pandemia do coronavírus, Mato Grosso do Sul tem se destacado no cenário nacional e figura entre os primeiros estados que distribui e a aplica as vacinas contra a Covid-19.
Inovador, o Estado foi considerado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), como o Estado que tem o melhor índice de aproveitamento de doses utilizadas do país, o que coloca MS com melhor eficiência no enfretamento à Covid-19.