Mato Grosso do Sul vai receber mais 37,4 mil doses de vacina contra a Covid-19 até esta terça-feira (08), de acordo com previsão feita pelo Ministério da Saúde, que distribui os imunizantes adquiridos pela União. Esta quantia considera a reserva técnica, que vem para suprir eventuais faltas.
Após reunião entre a Secretaria Estadual de Saúde e municípios, será definido quantitativo a cada cidade sul-mato-grossense.
De acordo com nota técnica elaborada pela pasta, os antígenos serão destinados a crianças e adolescentes que tenham 12 anos, ou mais, com prioridade para aplicação da segunda dose nesse público.
A inclusão desta faixa etária no calendário vacinal no País foi feita no final de 2021 e, portanto, elas têm de completar o esquema vacinal agora. Conforme autoridades brasileiras de saúde, os imunizantes têm de ser aplicados conforme especificado pelas respectivas bulas, o que inclui ciclos de duas doses, no caso da Pfizer.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) permite aplicação desta patente a quem tenha entre 05 e 11 anos (com dosagem diferente) e a mesma dosagem a faixa acima dos 12. Além disso, recentemente, a Coronavac foi liberada a crianças acima dos seis anos.