Bonito, Mato Grosso do Sul - 9 de Janeiro de 2025
Saúde

Pfizer diz que pílula contra Covid-19 reduz risco de hospitalização e morte em 89%

Farmacêutica afirma que espera que o medicamento consiga conter a atividade de variantes, como a Ômicron.

Com informações de CNN
Em 14 de Dezembro de 2021 às 14h55

Os dados mais atualizados da Pfizer sobre seu tratamento experimental com uma pílula contra a Covid-19 mostraram que o medicamento reduz o risco de hospitalização ou morte pela doença em 89% se administrado a adultos dos grupos de risco poucos dias após seus primeiros sintomas, anunciou a empresa em um comunicado à imprensa nesta terça-feira (14).

A Pfizer espera poder eventualmente oferecer os comprimidos, chamados de Paxlovid, para as pessoas tomarem em casa antes de ficarem doentes a ponto de precisarem ir ao hospital.

O Paxlovid é composto de uma mistura entre um novo medicamento antiviral denominado nirmatrelvir e um mais antigo denominado ritonavir.

Após um mês de acompanhamento dos voluntários, o estudo relatou cinco hospitalizações e nenhuma morte entre 697 pessoas que receberam o medicamento nos primeiros três dias de sintomas.

Entre 682 que receberam placebo, 44 ??foram hospitalizados, incluindo 9 que morreram.

Todos os adultos neste estudo não foram vacinados contra a Covid-19.

A eficácia foi semelhante em um outro grupo, que foi submetido a outro período de teste. Administrado nos primeiros cinco dias dos sintomas, a pílula foi 88% eficaz.

A pesquisa também mostrou “uma diminuição de aproximadamente 10 vezes na carga viral no quinto dia em relação ao placebo”, disse o comunicado.

“Isso ressalta o potencial desse candidato a tratamento para salvar a vida de pacientes em todo o mundo, tenham eles sido vacinados ou não”, disse o CEO da Pfizer, Dr. Albert Bourla, em comunicado nesta terça-feira.

“Variantes de preocupação, como a Ômicron, exacerbaram a necessidade de opções de tratamento acessíveis para aqueles que contraem o vírus, e estamos confiantes de que, se autorizado ou aprovado, este potencial tratamento pode ser uma ferramenta crítica para ajudar a conter a pandemia”, complementou o CEO.

A empresa diz que espera que a droga consiga conter a atividade de variantes como a Ômicron – e parece que sim, em testes de laboratório – porque a droga bloqueia uma enzima envolvida na replicação do vírus. Isso é diferente da proteína spike na superfície do vírus, cujas numerosas mutações aumentaram a preocupação global em torno da variante.

A Pfizer anunciou que compartilhou esses dados mais recentes com a agência reguladora americana, a Food and Drug Administration (FDA), como parte de processo de submissão contínua de dados para autorização de uso emergencial.

“Espera-se que os dados completos do estudo sejam divulgados no final deste mês e sejam submetidos a uma publicação [em revista científica] revisada por pares”, acrescentou o comunicado da Pfizer.

Nenhuma data para análise dos dados foi definida pelo comitê consultivo do FDA, que irá avaliar o tratamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Saúde
Em 20 de Setembro de 2022 às 16h25
Em agosto, a agência tinha aprovado uso emergencial de testes da Fiocruz para diagnóstico da monkeypox.
Em 09 de Setembro de 2022 às 15h15
Ensaios clínicos com 200 participantes avaliarão resposta imune induzida com até um décimo da dose padrão
Em 06 de Setembro de 2022 às 15h45
Vacina não utiliza agulha, é de fácil armazenamento e é administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
Em 29 de Agosto de 2022 às 15h47
Decisão permite uso de 24 mil reações; agência considerou situação da doença no país e dificuldades na testagem da população
VER TODAS EM SAÚDE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.