A Prefeitura de Guia Lopes da Laguna (MS) divulgou na última quinta-feira (7) novo decreto com medidas a serem tomadas após a confirmação de 12 casos de coronavírus na cidade.
“Hoje são 12 casos confirmados na nossa cidade. Hoje coletamos 10 testes, e provavelmente na sexta ou sábado teremos os resultados. Por isso, fiquem em casa”, diz o novo secretário de saúde, Marcelo Gonçalves de Almeida, em um vídeo ao vivo no Facebook, junto com o prefeito Jair Scapini (PSDB) na noite desta quinta.
Entre as medidas divulgada no decreto estava a suspensão do trânsito nas rodovias BR 060 e 267, no território do município, ressalvados apenas para alguns casos. Porém essa medida foi suspensa na noite de quinta-feira (7). Em suas redes sociais, o prefeito comunicou: "está suprimido o ARTIGO XIII do decreto 028, em que determina a suspensão do transito na rodovia BR-060 e 267, no município".
Outras medidas foram publicadas no decreto. O uso de másacara facial é obrigatório; fica restrita a circulação de pessoas no território da cidade, que poderão sair de suas casas duas vezes por semana e para cumprir alguma necessidade, como ir ao mercado e farmácia, de acordo com seu mês de nascimento.
Pessoas nascidas entre janeiro e abril, poderão sair às terças e sextas-feiras. Nascidas entre maio e agosto, às quartas e sábados. E os nascidos entre setembro e dezembro poderão sair às segundas e quintas-feiras. A saída de pessoas no domingo, só com algum tipo de motivo, como à ida a uma unidade de saúde, por exemplo, já que todo o comércio estará fechado.
As medidas são válidas até o dia 14 de maio.
Veja aqui o decreto!