Entre os principais sintomas que acometem os pacientes de Covid-19 estão as perdas do paladar e do olfato.
Com este sentido afetado, muitos pacientes não conseguem se alimentar corretamente, o que, invariavelmente, contribui para a piora no estado de saúde dos mesmos.
Quando o paciente está com respiração ofegante, difícil, sofrendo o que os médicos chamam de dispneia, o desafio de se alimentar é ainda maior. Estes são apenas alguns dos quadros que exigem cuidados especiais para pacientes da Covid-19.
Para enfrentar a situação, a Prefeitura de Miranda passou a disponibilizar profissionais de nutrição que acompanham cada um dos pacientes internados no Hospital de Campanha de Miranda. Os profissionais realizam o atendimento aos pacientes e o cuidado personalizado, de acordo com as recomendações médicas.
É um trabalho em conjunto que reúne nutricionistas, médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem que atuam planejando os melhores cuidados aos pacientes.
“Em especial os pacientes diagnosticados com covid-19, que têm o paladar muito alterado, na maioria dos casos, é importante adequar a dieta saudável à aceitação do paciente. Em algumas situações, por conta de muita dispnéia ajustamos a consistência da dieta para branda, pastosa ou semi-líquida para que o paciente não canse ao se alimentar. Quando as medidas dietéticas não são suficientes, a suplementação é associada”, explica Marcia Luiza, nutricionista que atende os pacientes de Covid no Hospital de Campanha em Miranda.